A Banda

Fundada em 1844, a Banda de Música de Nisa, instituição com quase um século e meio de existência, conheceu, como atesta a sua história, períodos de grande fulgor intercalados com algumas fases de acentuado declínio, por vezes de apagamento completo.

O último desses períodos ocorreu nos finais de 60, como reflexo da guerra colonial e da emigração - altura em que cessou toda a sua actividade.

Mas, como diz o ditado, «não há mal que sempre dure...» e, como por encanto, ei-la que desperta do sono em que havia mergulhado. Primeiro, foram os contactos, as reuniões. as diligências, as propostas; e é na sequência destes primeiros esforços que, na Primavera de 1981, é criada a Escola de Música, que tornou possível a reactivação da Banda, a qual actua pela primeira vez em 9 de Outubro de 1982, no Cine - Teatro de Nisa.

Por esta altura e face aos resultados iniciais obtidos e às expectativas entretanto criadas - só possíveis com a conjugação de esforços, a colaboração do Município de Nisa e o apoio entusiástico de muitos nisenses que entretanto aderiram a este movimento de reanimação e valorização da Banda - entendeu a Comissão responsável pela gestão da Escola de Música, criar uma estrutura associativa, com quotização, mas ainda sem estatuto próprio que lhe conferisse existência legal, como colectividade independente.

Esta situação iria manter-se por alguns anos, concretamente entre 12 de Abril de 1981 a 14 de Abril de 1988 -data da fundação da Sociedade Musical Nisense. Durante este período, a Escola de Música desenvolveu a sua actividade nas instalações da prestigiada Sociedade Artística Nisense. Em 1987 eram já bem visíveis os frutos do trabalho desenvolvido, pois para além de dezena e meia de aprendizes, a Banda contava já com 45 executantes -incluindo ainda alguns dos seus antigos elementos!

Entretanto, de há muito que se vinha verificando que esta situação de duas instituições coabitando no mesmo tecto, mas com objectivos distintos, não raro levantava conflitos de competências e mesmo manifestações de desagrado e incompreensão de alguns sócios.
É então que, em finais de 1987, um grupo de nisenses, simultaneamente sócios da Sociedade Artística Nisense e da Banda, decidiu unir esforços com vista à constituição de uma nova Associação -a Sociedade Musical Nisense a qual viria a integrar os sócios da Banda e todos os Agrupamentos Musicais entretanto criados e ligados à Escola de Música.

Uma Comissão Instaladora de 5 membros liderou e executou todo aquele processo, que culminou com duas Assembleias Gerais. A primeira, em 29 de Outubro de 1988, que aprovou os Estatutos da nova Associação; a segunda, em 30 de Dezembro do mesmo ano, para eleição dos seus primeiros Corpos Gerentes, cujos órgãos ficaram assim constituídos:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More